O ideal e o real

Acordar pela manhã e poder fazer uma oração sem pressa, apresentando seu dia, suas preocupações e planos. Em seguida, sentar para tomar seu café. Ao se levantar, poder admirar o sol pela janela, quem sabe colocar sua cadeira na varanda, ler a Bíblia e meditar sobre os versículos lidos. E, só depois disso, partir para a labuta do dia.
Essa é a vida ideal para todo cristão, mas nos dias atuais é quase impossível de ser vivida. São duras jornadas de trabalho, estudos, obrigações e exigências. A maioria das pessoas dormem tarde e acordam muito cedo. Nas grandes cidades ainda existe o grave problema do trânsito, e chegar aos compromissos é uma verdadeira tortura.
Muitos se levantam correndo com os minutos contados para tudo. Às vezes, não conseguem tempo sequer para alimentar-se adequadamente.
E as orações, quando feitas, são rápidas e sem a concentração devida. A leitura bíblica… Só quando dá.
A vida contemporânea é agitada demais! Como manter os hábitos espirituais quando não se tem mais tempo?
Sei que a palavra é dura, mas nem sempre a realidade é fácil de se ver: se você reparar, talvez 5 minutos seja o máximo dispensado a Deus, e olhe lá!
As consequências dessa negligência têm sido visíveis na falta de qualidade de fé em nossos dias. Vemos pessoas com altos e baixos em suas convicções; há dias que mostram-se fiéis e confiantes, e em outros agem piores que um incrédulo. São incapazes de renunciar à carne e aos apelos do mundo. Implacáveis no julgamento das falhas alheias, mas totalmente complacentes com os próprios erros. Não possuem temor para tecer comentários e retrucam tudo o que ouvem. Desconhecem a Palavra de Deus, e alguns podem até ser considerados analfabetos espirituais. Enquanto outros preocupam-se somente consigo mesmos.
Todavia, isso pode ser resolvido quando se aprende a priorizar o essencial. Mesmo que você não consiga tempo pela manhã para cuidar da sua vida espiritual como gostaria, que durante o dia você o faça. Ainda que tudo esteja corrido, não sacrifique os cultos, as orações e a meditação nas Escrituras. Pode faltar tempo para o lazer, para checar as redes sociais, para os amigos, para navegar na internet, para a TV… mas nunca para Deus.
Lembro-me de Marta, a anfitriã que recebeu o Senhor Jesus em sua casa, mas ficou afastada com suas ocupações. Sua irmã, Maria, agiu como uma aluna sentada aos pés do professor, aprendendo tudo que podia.
Se não vigiarmos, as agitações do mundo moderno nos atrapalharão tanto que não conseguiremos escolher a melhor e única parte que vale a pena nesta vida: viver em comunhão com Deus. O tesouro que nunca poderá ser tirado de nós!
By: Nubia Siqueira

Sem comentários:

Enviar um comentário