Porque Paulo Repreende a Pedro?

Em Gálatas 2, Paulo fala sobre os motivos de sua ida a Jerusalém com Barnabé Tito. Após isso, conta como foi o encontro com os apóstolos e as recomendações que recebeu, porem, houve também um momento de tensão entre Paulo e Pedro. O motivo foi a circuncisão. A partir disso Paulo explica que ninguém pode ser justificado pela Lei.
A morte de Jesus na cruz é o único meio de justificação e a fé nesse sangue derramado, é o único meio aceito por Deus.
'' E, chegando Pedro a Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível.  Porque, antes que alguns tivessem chegado a parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão'' Gálatas2:11,12
Com base no relato que Paulo apresenta do que ocorreu entre ele e os outros apóstolos em Jerusalém, os gálatas podiam facilmente reconhecer a falsidade da insinuação dos seus inimigos contra ele, e a própria insensatez e fraqueza deles ao se afastarem do evangelho que ele lhes tinha pregado.
Mas, para dar maior peso ao que já tinha dito, e para fortalecê-los ainda mais contra as insinuações dos mestres judaizantes, ele lhes informa acerca de mais um encontro que teve com o apóstolo Pedro em Antioquia, e o que ocorreu entre eles ali (Gálatas 2.11-14)


O Erro de Pedro

Quando esteve no meio das igrejas gentílicas, ele se sujeitou a elas, e comeu com os gentios convertidos, embora não fossem circuncidados, segundo as instruções que foram dadas a ele (Atos 10). Quando foi advertido pela visão celestial a não chamar coisa alguma comum ou imunda.
Mas, quando vieram alguns cristãos judeus de Jerusalém, ele ficou com medo de ofender aqueles da circuncisão, o que sem dúvida foi um gesto que trouxe grande tristeza e desânimo às igrejas dos gentios .
Não percebendo que a parede divisória entre judeus e gentios tinha sido demolida, e a observância da lei de Moisés já não estava mais em vigor, ele o censurou publicamente, uma vez que a ofensa de Pedro tinha sido pública.

''Mas, quado vi que nao andava bem e direitamente confrorme a verdade do evangelho, disse a Pedro, na presencao de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e nao como judeu, porque obrigas os gentios a viverem como judeus?'' Gálatas 2:14

Uma parte da conduta de Pedro estava em contradição com a outra; porque se ele, que era judeu, podia dispensar o uso da lei cerimonial(a mais antiga), e viver de acordo com os costumes gentílicos, isso mostra que ele não considerava a observância dela necessária, mesmo para os judeus.
Portanto, ele não podia, de forma coerente com sua prática, impô-la aos cristãos gentios.Entrava em contradicao consigo mesmo.
E, no entanto, Paulo o acusa disso, pelo fato de querer forçar os gentios a viverem de acordo com os judeus – não por força e violência, mas essa era a intenção do que fez.
Na fe. :)
*Adaptado de jesuseabiblia.com*

Sem comentários:

Enviar um comentário